Conteudo principal

Mensagem de alerta

O Braille é o sistema de leitura e escrita dos cegos. Consiste num código de pontos em relevo que são sentidos na ponta dos dedos. Esse código tem por base a célula braille, formada por 6 pontos em relevo, distribuídos por duas colunas de 3 pontos.

O sistema de leitura Braille para cegos foi inventado pelo francês Louis Braille. Braille perdeu a visão aos três anos. Quatro anos depois, ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, Braille fez algumas adaptações no sistema de pontos em relevo. Em 1829, publicou o seu método. O sistema Braille é um alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, que o cego distingue por meio do tacto.

 

A célula Braille é a unidade estrutural do alfabeto Braille. É composta por seis pontos em duas colunas, numerados de 1 a 6 como na figura. Os caracteres são formados levantando um ou mais pontos da célula, que ficam assim perceptíveis pelo tacto.

A partir dos seis pontos salientes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. Como as 63 combinações não cobrem todos os símbolos existentes, o Braille recorre a símbolos duplos e prefixos para obter todas as combinações. Por exemplo, as letras maiúsculas são feitas com recurso a um prefixo (pontos 4 e 6). Os números são feitos com um prefixo seguido de uma letra.

 

Como se escreve o Braille

Pauta
O método mais simples. Consiste numa régua com os orifícios correspondentes aos pontos. O papel é empurrado para baixo formando o ponto. O texto tem que ser escrito da direita para a esquerda.

Máquina Perkins
A tradicional forma de escrever Braille. É uma máquina de escrever manual. Prática e robusta, a Perkins tem sido o cavalo de batalha do Braille em todo o mundo.

Mountbatten Brailler
Uma máquina evoluída, que alia a simplicidade da escrita Braille ao poder das novas tecnologias. Permite troca de ficheiros com o computador e conversão directa de e para Braille. Indicada para as escolas, facilita a aprendizagem e a comunicação entre professores e alunos.

Impressoras Braille
O Braille pode ser produzido a partir do computador com recurso a uma impressora Braille. A maioria dos modelos permite impressão interponto (de ambos os lados da folha) e gráficos tácteis.

 

Para mais informações Contacte-nos.
Pode também fazer o download dos folhetos na nossa secção de Download de Folhetos.